sexta-feira, 29 de julho de 2011

Livro Impresso x Livro Digital

Somos anunciados sempre como um país de pouca leitura quando comparados aos europeus e estadunidenses. Embora em outras atividades estamos próximos à eles.
A dinâmica que se deu através de e-books fez aumentar a procura por livros digitais, mas continua baixa a procura pelo eletrônico. A forma de se produzir leitores é bem aceita por diversos segmentos da área como, editoras e os próprios autores. Os sítios de relacionamento são excelente fonte de divulgação dos livros digitais. A pouca procura dessa forma de leitura não incentiva a produção em massa. Alguns dizem que dificuldade de interagir com os Tablets por parte da população seja um empecilho, internet banda larga lenta e até o tamanho dos arquivos para downloads são empecilhos para popularizar essa maneira de leitura. Outro problema é que necessita de energia, seu tamanho é grande comparado aos livros que possuem diversos tamanhos, inclusive edições de bolso, que são de fácil mobilidade.
Acredito que dois fatores são cruciais para a mudança de hábito ou ao menos aceitá-lo. O primeiro fator é cultural, a “Síndrome do Tato” é o principal. Com livros digitais não temos este contato, não poderemos sentir o cheiro das folhas, não poderemos tocar na “celulose” quando mudarmos a página, também não poderemos sublinhar partes do texto das quais achamos interessantes. Alguns antropólogos dizem que para mudar uma cultura pode-se levar mais de cem anos.  O segundo fator é bem mais acessível, o preço dos Tablets. Seu preço ainda é indigestível, não está ao acesso da população como um todo. Falta à digitalização dos livros, não há oferta no mercado, por mais que a ideia seja aceita pelo setor, falta investimento para popularização destes produtos.
Com relação às causas ambientais, o livro impresso é menos agressivo ao sistema. É só analisarmos sua cadeia produtiva e compará-la à cadeia produtiva do Tablet. Suas folhas são produzidas por celuloses extraídas de árvores reflorestadas. Por esses e outros motivos eu continuo preferindo o livro impresso afinal, a única energia que necessito é a vontade de ler.

Nenhum comentário:

Postar um comentário