terça-feira, 20 de setembro de 2011

Caos na Educação Catarinense Continua...

O caos na educação catarinense parece não ter fim, quando muitos acharam que a poeira estava baixando, eis um novo furacão.
Ontem, dia 19/09/2011, um grupo de professores do CEDUP - Renato Ramos da Silva, levaram ao Procurador do Estado de Santa Catarina um documento a fim de relatarem o que realmente está acontecendo além do "não cumprimento do piso nacional". A reivindicação do grupo é para efetivação dos professores ACT's, que normalmente são contratados anualmente para suprir à falta de professores. Pois bem, há docentes trabalhando assim cerca de 18 anos, outros há 14 anos e durante esse período não houve concurso. E o mais agravante, em 2014 todos os professores efetivos estarão se aposentando, vou repetir, "todos os professores efetivos estarão se aposentando", ou seja, os 14 cursos oferecidos pelo CEDUP - Renato Ramos da Silva, terá em seu quadro de servidores, somente professores ACT's. Isso está sendo levantado por professores de apenas um CEDUP no Estado de Santa Catarina, deve-se averiguar todos.
Os docentes ACT's não se encaixam como trabalhadores na CLT porque não possuem direito ao FGTS e muito menos no estatuto da educação do Estado. Portanto, os professores que trabalham há 18 anos na escola, aposentar-se-ão com apenas "um salário mínimo". Além do mais, o tempo de serviço deles não é contínuo, dura cerca de 8 a 9 meses. O concurso contrata por um ano, mas ao término de junho é rescindido o contrato e em meados de agosto o renovam até fim de dezembro. Esses professores com quase duas décadas de serviço prestado à educação catarinense, muitos trabalhando 60h semanais pra conseguir um extra, e ao final da carreira, receberão "um mísero salário mínimo"! Sedo apenas ACT's, não conseguem contar com os benefícios dos efetivos, como plano de saúde, enquadramento no "possível" piso nacional, maior auxílio alimentação, plano de carreira, entre outros.
O senhor excelentíssimo Nelson Antônio Serpa, Procurador-Geral do Estado de Santa Catarina, ficou abismado com os fatos relatados, e com o documento em mãos, prontificou-se entregá-lo pessoalmente ao senhor Eduardo Deschamps - Secretário Adjunto da Secretaria da Educação para averiguar o possível pedido dos professores. 
Espera-se do "senhor Raimundo Colombo" maior atenção à educação de nosso estado, a falta de dinheiro não será empecilho para efetivar docentes, o governo federal disse que banca. Em 2013 é ano de eleição...pense na educação... e escolha um partido...

Nenhum comentário:

Postar um comentário