domingo, 18 de março de 2012

A Falta de um Líder

 


Tem batido nas entrelinhas dos meus neurônios a seguinte frase de Isaac Asimov: “O aspecto mais triste da vida de hoje é que a ciência ganha em conhecimento mais rapidamente que a sociedade em sabedoria”. Pode-se dizer que é uma frase impactante, vejamos o porquê.
Uma sociedade sábia é aquela onde seus “anciões são respeitados”, o ocidente não está incluso. Embora vivemos uma cultura “greco-romana”, isso não nos torna uma sociedade sábia. Diferentemente dos orientais, onde respeitam fielmente seus “anciões”, guardiões da sabedoria cósmica. Então por que aqui no ocidente a ciência rege as normas? É simples, não temos um líder. O grande espelho de uma sociedade é seu líder, aquele por quem devemos seguir suas ideias, seguir seu exemplo, inspirar gerações com suas atitudes. Nossos heróis com superpoderes morreram, não temos super-homem, temos apenas “batman”, um riquinho mimado pelo seu mordomo sem poderes andando à noite no seu “batmóvel”!!!
Como disse o poeta Cazuza, mais ou menos assim, “meus ídolos estão mortos”, lembrei-me de alguns, me corrijam se estiver errado, são eles, Steve Jobs, Buda, Martin L. King, Ernesto “Che” Guevara, Bento Gonçalves, Getúlio Vargas, entre outros.
Não sou contra a ciência e não estou fazendo apologia a alguma religião, mas criticando a falta de um líder. A ciência nos ajudou a evoluir em muitos sentidos, é difícil descrever uma só área. Entretanto, a ciência não nos faz suspirar quando a vemos, já um líder, nós veneramos, queremos ser igual, o queremos por perto. Isso pode ser pelo fato de que a palavra tenha poderes incalculáveis, inimagináveis. Basta reparar o poder que a imprensa possui sobre uma sociedade fraca, sem esperança, sem ganância, sem objetivo. Vou citar apenas um exemplo, a nossa mídia não discute quando será realizado a Reforma Política, quando será discutido uma Reforma na Constituição, não traz a sociedade para participar politicamente de algum debate à favor de seu país. Somos patriotas apenas em época de copa do mundo de futebol, claro, nunca seremos em copa do mundo de ragbi ou tênis de mesa! Os meios de comunicações transformam a política em uma espécie de “reality show” e nós, como “Homer Simpson” assistimos felizes da vida e ainda com um slogam na testa “Carpe Diem”. Mas isso é outra discussão.
Necessitamos de um líder urgente, o messias nos dirá pelo que lutar. Não será contra a ciência, será junto a ela, a transformação de uma sociedade muda, sem objetivo e desorganizada em uma sociedade ativa e participativa de um governo descentralizador da burguesia. Procura-se um líder com experiência revolucionária e que esteja vivo, caso contrário, é votar e eliminar mais um “maluco beleza”.





Nenhum comentário:

Postar um comentário