domingo, 15 de julho de 2012

Onde a Idade Média continua viva: Rothenburg ob der Tauber



Rothenburg ob der Tauber, uma cidade pequena com grande reputação. Em nenhum outro lugar a Idade Média foi tão bem conservada como aqui. Será que paramos no tempo? Quem andar pela cidade antiga, com suas casas centenárias, praças e cantinhos acolhedores, com torres, fontes, portas, fortes, arsenais e adegas, bem poderia acreditar que sim.


Dizem que aqui aconteceu o seguinte: na Guerra dos Trinta Anos, a cidade foi tomada pelo general católico Tilly, em 1631. No apuro, os conselheiros da cidade ofereceram a ele vinho em um copo que continha mais de três litros. Abrandado pelo gesto, Tilly, que, na verdade, pretendia mandar incendiar a cidade, ordenou que, se alguém conseguisse tomar o copo de uma só vez, ele pouparia a cidade. O emérito prefeito apresentou-se e, para surpresa de todos, conseguiu esvaziar o copo de um só gole. Tilly ficou impressionado – e deixou a cidade intacta. Se isso é ou não verdade, ninguém sabe exatamente, mas a história é boa. E, é claro, é também motivo para realizar todos os anos a festa "Der Meistertrunk" (o gole de mestre), um espetáculo histórico colorido divertidíssimo.


Rothenburg teve um significado especial para a ideologia nazista. Para eles , a cidade era o epítome da cultura genuinamente germânica, a quintaessência do espírito alemão. Nos anos 1930s eram organizadas viagens regulares de todo o Reich para conhecer a cidade e seus habitantes , muitos simpáticos ao Nacional Socialismo, se consideravam "a mais germânica de todas as cidades alemãs". Em outubro de 1938,Rothenburg expulsou seus cidadãos judeus . 




A estrada mais bonita da Alemanha. E Natal o ano inteiro


Ainda que Rothenburg seja tão pequena, a quantidade de lugares históricos, museus, igrejas, mosteiros e monumentos é enorme. Portanto, é bom reservar tempo suficiente. Talvez também para aproveitar Rothenburg como ponto de partida para explorar o Roteiro romântico, a estrada de veraneio mais famosa – e provavelmente também a mais bonita – da Alemanha. Seja na direção de Füssen, dos Alpes, ou de Würzburg no Meno: aqui, a Alemanha parece sair de um conto de fadas, recheado de castelos monárquicos, belas paisagens e, não menos importante, delícias culinárias. Uma viagem como um sonho: o Roteiro romântico é pura nostalgia, no bom sentido. Voltando a Rothenburg, a nostalgia está presente também durante uma visita à "Weihnachtsdorf Käthe Wohlfahrt". Aqui, na maior loja de artigos natalinos da Europa, aberta durante o ano inteiro, há simplesmente de tudo para tornar a sua festa de Natal perfeita: pirâmides natalinas, quebra-nozes, os típicos "Räuchermännchen" (bonequinhos usados para queimar incenso), velas, toalhas de mesa festivas e muito mais.





Bairros antigos, belas igrejas e hospedarias acolhedoras

Outra pedida é passear pelo bairro Spitalviertel, atravessar uma das portas das muralhas medievais da cidade, ou visitar uma das maravilhosas igrejas. Na igreja St. Jakobskirche, por exemplo, há uma bela imagem esculpida em pedra, representando Cristo e os apóstolos adormecidos. Ou a igreja St. Wolfgang, na porta Klingentor, dedicada ao patrono dos pastores e magnificamente decorada, com grande habilidade artística. Mas, na verdade, tanto faz para onde você vá: em Rothenburg ob der Tauber você vai sempre encontrar algo que vale a pena ser visto e será um prazer. E não importa qual foi o passeio, o lugar admirado ou a surpresa encontrada: depois, vai haver sempre um lugar agradável para saciar a fome e a sede.






           Blog Viajando com Arte

Nenhum comentário:

Postar um comentário