domingo, 23 de setembro de 2012

AREZZO - Uma Região Escondida em Toscana


Região Toscana em Italia
Visitar a região da Toscana, uma das mais belas da Itália, e não ir a Arezzo, no caminho entre Florença e Roma, às margens do Rio Arno, é um pecado quase mortal. Fora dos tradicionais roteiros turísticos (leia-se: não há hordas de gente e horas de fila em cada monumento), as muralhas de seu Centro Histórico guardam verdadeiros tesouros da arte e da arquitetura de vários momentos da história da humanidade. É de encher os olhos e o cartão de memória da câmera fotográfica.

As edificações com torres típicas da Idade Média, os arcos romanos, as fachadas renascentistas, as igrejas revestidas de pedras, museus com peças etruscas e romanas e até ruínas de um anfiteatro romano estão lá, distantes alguns metros um do outro. E, por dentro desses monumentos todos, pinturas e afrescos de tirar o fôlego. Basta um dia para se viver uma verdadeira viagem ao passado.

Rosângela Espinossi

Rosângela Espinossi

A catedral

Saindo da igreja, sobe-se uma ladeira bem em frente (Via Cesalpino) e encontra-se a catedral ou duomo da cidade. Sua construção foi iniciada na segunda metade do século XIII e finalizada no início do século XX (com o campanário e a fachada). Lá está outro afresco, pequeno, de Piero della Francesca: Madalena. 

Das escadarias externas (de 1524) observa-se a onipresente torre do Palazzo Comunale. Anda-se um pouco mais (Via Ricasoli), vira-se uma esquina (Via dei Pileati), desce-se uma ladeira (Corso Itália) e chega-se à igreja Santa Maria della Pieve, com suas deliciosas fileiras românicas de arcos e colunas na fachada.

Rosângela Espinossi

Uma grande praça

Não bastasse tudo isso, Arezzo ainda presenteia o turista com a Piazza Grande, o coração do Centro Histórico. Em forma de trapézio, o espaço fica num plano inclinado e é cercado por prédios medievais (as torres de novo) e renascentistas, como as arcadas da galeria, projetada pelo pintor, arquiteto e escritor Giorgio Vasari, que nasceu em Arezzo em 1511, e foi o primeiro a grafar o termo Renascimento em seus livros. Aliás, sua casa, construída em 1540, agora abriga um museu em sua homenagem. 

Na Piazza Grande, todo primeiro domingo do mês acontece, há 40 anos, a tradicionalíssima Feira de Antiguidades, uma das mais importantes da Europa. É lá também que duas vezes por ano (no primeiro domingo de setembro e na noite do penúltimo sábado de junho) realiza-se a Giostra del Saracino. Uma evocação aos tempos medievais, com disputa entre cavaleiros, roupas típicas, bandeiras e tudo o mais de direito. 

Ao sul do Centro Histórico ficam o Museu Arqueológico e o Anfiteatro Romano, na via Margaritone, paralela ao Corso Itália. Lá estão as ruínas da primeira fase da cidade, cuja origem remonta aos etruscos.




Rosângela Espinossi

Dica: Arezzo foi o cenário do filme A Vida é Bela (1997), de Roberto Benigni, em que um judeu que inventa toda uma história para proteger seu filho, durante a perseguição aos judeus na Itália na 2ª Guerra Mundial. Se você ainda não viu esse filme, assista-o antes de visitar Arezzo ou logo que você chegar de volta em casa! O filme é maravilhoso e ganhou vários prêmios, entre eles o Oscar de melhor ator, melhor filme estrangeiro e melhor música original.
Abaixo, vejam o trailer!




Nenhum comentário:

Postar um comentário