quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Prosa de verão: A diversão está em outro lugar

Por David Coimbra

O grande problema da praia é que a praia é um lugar em que você vai apenas para se divertir. Ou, no mínimo, para relaxar. Algumas pessoas ficam lá só sentadas naquelas cadeirinhas, olhando o mar detrás de óculos escuros. Ficam horas e horas olhando o mar que vai e vem e as pessoas que passam seminuas. Às vezes é legal ver pessoas seminuas. Às vezes, não. Já vi o Pedro Ernesto na praia.

A questão é que você é OBRIGADO a se divertir ou a relaxar, se estiver na praia. Caso não esteja completamente relaxado ou em fremente divertimento, você é que é o problema. Então, se você está diante do Pedro Ernesto de sunga ou se acaba aborrecido olhando o mar ir e vir, você não consegue relaxar. O que você terá de fazer? Divertir-se.

Aí é que está. Divertir-se é muito mais complexo do que relaxar. Veja aquelas propagandas de cerveja. As pessoas sempre estão na praia, bebendo e se divertindo. Todos gargalham gostosamente, mulheres longilíneas correm de biquíni branco, há um clima de erotismo saudável no ar marinho. E é exatamente por isso que a gente vai à praia. Para viver essas delícias da existência. Mas, se você não está naquela turma em que há cardumes de mulheres que saltitam pela areia como cabritos monteses de biquíni de lacinho, se você não está lá, então você está no lugar errado. Você não está se divertindo de verdade. Eles é que estão! Eles, daquela turma dos comerciais de cerveja. Tudo vai acontecer naquela turma, enquanto você, o que você tem de fazer, na praia, é carregar a cadeirinha da sua mulher. Nesse momento crucial da sua vida, você percebe que a diversão está sempre em outro lugar. Você está aqui e as coisas realmente emocionantes estão acontecendo em outra parte.

Por isso a praia é estressante. Se você não está se divertindo MUITO, você não passa de um fracassado. Você assiste à TV quando está na praia? Você é um fracassado. Sua mãe está na areia junto com você, sentada de maiô ali debaixo do guarda-sol? Você é um fracassado. Sua mulher está acima do peso e não para de reclamar que você olhou para aquela morena cheia de dentes brancos? Fracassado.

Agora, o teste definitivo do fracasso praiano é a festa da sua rua. Há festa na sua rua e você não está nela. Terrível, mas acontece. No entanto, se você, em vez de tentar entrar na festa, reclamou do barulho e, o mais grave, chamou a polícia, bem, rapaz, você, evidentemente, é um fracassado. Volte para as aflições da cidade grande, que é o seu lugar. A praia é para se divertir, e diversão não é para qualquer um.

Não é, definitivamente, para você.

Publicado na Zero Hora desta terça-feira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário