quarta-feira, 24 de abril de 2013

Os 10 livros mais lidos dos últimos 50 anos

Antes de apresentar o gráfico, é preciso dizer que há divergências. Já encontrei números diferentes. No entanto, acessando o site, percebi que a metodologia da pesquisa abaixo é interessante e vale a pena reproduzir aqui. Há algumas surpresas, uma mega surpresa e outras já conhecidas. Vale a pena ressaltar que a pesquisa traz dos últimos 50 anos. [por isso há alguns livros que ficaram de fora. Talvez, futuramente, faça um post sobre eles].







Vou falar primeiro da maior surpresa que eu vi ali. Depois volto à ordem cronológica. O ALQUIMISTA é o quinto livro mais lido de todos os tempos. É notório que nunca consegui terminar nada de Paulo Coelho e já fiz centenas de piadas com ele. Mas sempre deixo claro o meu respeito pela pessoa Paulo Coelho. E isso é um fato admirável! Afinal de contas, ele é brasileiro. Talvez, seus livros não. Mas o autor é. Acreditem, fiquei feliz com essa posição do mago das piadas.

Bíblia, bem, é um pouco óbvio que esse é o livro mais lido/comprado de todos os tempos. Alguns podem argumentar que ele não é o livro mais “lido”, só o mais comprado. Mas entraríamos no campo de hipótese e não é esse o objetivo. Logo depois temos “O Livro Vermelho” (ou, mais próximo do original; Citações do presidente Mao-Tse-Tung), Mao Tse-Tung. Que nada verdade não é de Mao Tse-Tung, mas sim do ministro da época Lin Piao [pois ele que organizou a coletânea etc]. A explicação do sucesso é a suposta “lei” implícita de que todo chinês deve ter um desses em casa. Ainda vale ressaltar que houve uma distribuição subsidiada pelo Estado.

Depois, temos o maior sucesso “literário” [visto que um é religioso e outro político] de todos os tempos; Harry Potter. Como já disse algumas vezes, os números de venda variam. Alguns apontam 400 milhões, outros 600. Não há um consenso geral. Ainda assim, uma obra literária ser comprada por um “pouco” menos de 10% da população mundial, é muita coisa. 300 milhões de cópias atrás, temos o cultuado Senhor Dos Anéis, que poucos sabem, mas aumentou muito sua vendagem por conta dos filmes de Peter Jackson. Quando eu falo muita, é MUITA mesmo.

Já falei do 5. No 6. temos O Código da Vinci, hit mundial, adaptado para o cinema por hollywood. Um ritmo frenético e que, segundo os fãs, te joga para dentro da história do início ao fim. [eu já comecei a ler, mas por forças desconhecidas, abandonei]. Em 7. a saga teen mais controversa de toda a história da literatura contemporânea: Crepúsculo. Não discutirei os méritos literários aqui, mas os méritos mercadológicos são inquestionáveis.

Em 8. O Vento Levou, um clássico da literatura e do cinema. Se não me engano, é esse o livro que a Isabella Swan (crepúsculo) lê, não? Vi um artigo certa vez que as vendas do livro teriam sido estimuladas novamente por esse fato. Em 9. “Quem Pensa Enriquece”, um livro motivacional que fez um sucesso estrondoso na época de seu lançamento. E em 10. O Diário de Anne Frank; uma história extremamente comovente que arrebatou corações tanto na literatura quanto na vida real. 


Bem, como vocês mesmo podem ter percebido, há faltas notáveis como Dom Quixote, o Conde De Monte-Cristo e o Alcorão. Provavelmente por ser um estudado traçado dentro dos últimos 50 anos. Ainda assim, não compreendi a (falta da) aparição de O Pequeno Príncipe. Tudo bem que o livro foi lançado em 1943, porém, não teria vendido mais 27 milhões de cópias nos últimos 50 anos? Estranho. Por isso digo que é uma versão para a pesquisa. Há controvérsias.


Fonte: Literatortura

Nenhum comentário:

Postar um comentário