segunda-feira, 24 de março de 2014

Lima: Uma cidade curiosa

Dicas para uma viagem ao Peru - Plaza de armas - Lima, Peru

O Peru é um país de arraigada tradição e de passado indígena, mas também fortemente ligado aos costumes impostos pelos conquistadores espanhóis que chegaram à região na primeira metade do século 16. Essa mistura de culturas deixou no vasto território monumentos históricos, igrejas e sítios arqueológicos, sem contar que a natureza aqui também não deixa por menos, com florestas, desertos e cordilheiras nevadas.

Na lista de cidades e atrações imperdíveis está Cusco, Patrimônio Histórico da Humanidade, cujas ruas e becos de pedras parecem respirar os mesmos ares da época dos incas. A capital, Lima, tem encantadora arquitetura colonial. Mas são os misteriosos territórios de Machu Picchu o ponto de atração mais intensa dos turistas que visitam esse país mestiço.

Lima é uma cidade de quase 10 milhões de habitantes, numa região desértica à beira do Oceano Pacífico. Muito grande e espalhada em função dos terremotos que impedem maior concentração urbana, oferece uma programação variada para todos os gostos.



Para quem mora em Porto Alegre temos, desde o final de 2009, um vôo direto pela TACA/Avianca que sai cedo pela manhã chegando em Lima antes do meio dia, na verdade são 4:30h de vôo , descontando o fuso horário de 2 horas . A passagem não é muito barata mas existem boas promoções e por lá tudo é bem em conta!

Os aviões da Taca/Avianca são bem mais modernos do que os ônibus urbanos de Lima, mas bem menos charmosos.



Sugiro começar a desbravar os bairros litorâneos com um passeio de bicicleta organizado pela bike tours of lima ( www.biketoursoflima.com ) uma bela forma de fazer o primeiro reconhecimento sem maiores dificuldades, pois a região é eminentemente plana e as bicicletas super cômodas, como as de antigamente, sabe? Pneu balão, banco grande e guidon alto, não entendo porque não fazem mais bicicletas assim…

O tour parte do centro de Miraflores : Bolívar, 150, e já é uma boa oportunidade para conhecer pessoas interessantes. Nosso grupo era composto de cinco americanos , duas holandesas e uma francesa.


O Bairro de Miraflores era um antigo local de veraneio dos Limenhos moradores do centro. Hoje é o coração litorâneo, onde quase tudo acontece. Com belos jardins à beira mar em seu alto promontório abriga o shopping Larcomar. Quem já leu Mário Vargas Llosa , o mais festejado escritor peruano, tem familiaridade com o bairro sempre citado em seus romances, para quem não conhece indico “Travessuras de uma menina má“.


O Shopping Larcomar é um exemplo de como a arquitetura pode se inserir na paisagem sem agredi-la. Um ótimo local para um almoço com vista eu fico entre o Mango e o Vivaldina. Aqui pode-se encontrar bons artigos em lã de alpaca, prata e tapeçaria. O artesanato peruano é uma perdição até para os mais controlados, colorido e variado tem sua maior concentração e melhor preço no Mercado Inca, cinco quadras do mar pela avenida Larco.

imagen

O museu oferece um percurso por mais de 500 anos de história e sabedoria ancestral, até a fusão de sabores e influência de outras culturas na cozinha peruana. Localizado na casa do antigo Palácio de Correios de Lima, adjacente ao Palácio de Governo, conta com quatro ambientes: a Sala Permanente, a Sala Temporária, a Sala de Audiovisuais e a Sala do Pisco, dedicada a nossa principal bebida. No percurso é possível observar um quadro da evolução da gastronomia, que mostra também os insumos empregados até a atualidade.

Fonte:

http://www.viajandocomarte.com.br/

http://sundaycooks.com/

http://viajeaqui.abril.com.br/

http://www.peru.travel/pt-br

Nenhum comentário:

Postar um comentário