quarta-feira, 4 de junho de 2014

Porque o mundo precisa de filosofia



Por Guilherme Moura

Podemos definir filosofia como sendo uma ciência que observa os problemas relacionados à existência do planeta, mais precisamente do Homo sapiens. Além disso, a solução destes problemas é oferecido pela interpretação da sabedoria fornecida pela própria filosofia, onde há filósofos na busca do conhecimento insano em três vertentes: teórico, práticos e poetas.

            Na busca pela resposta de nossos pensamentos íntimos e triviais, alguns animais não se importam para onde irão quando morrerem ou porque nasceram ou ainda, qual a finalidade da vida? O gato já nasce gato, ele gateia, a girafa, girafeia, o sapo, sapeia e nós?

            O filósofo e educador Mário Sérgio Cortella escreveu em seu livro, Nós não Nascemos Prontos, que não somos um produto que nasce pronto e vai se gastando, mas sim, nascemos não prontos e vamos nos fazendo.

            Por isso a filosofia é importante no nosso mundo, auxilia na construção de humanos para a humanidade, responde boa parte de nossa incógnita, alimenta nossa sabedoria e assim, vamos esboçando o Homo sapiens com o propósito do ser em busca do autoconhecimento.

            Diferentemente do conhecimento transmitido pela escola, visto que, a escola fornece a instrução prática e limitada, inibindo o pensamento. A escola como está, não oferece o universo que ela prega, haja vista que aluno, em latim, significa ser sem luz, sem conhecimento, ou seja, apenas o professor o detém.

            Segundo Içame Tiba, um dos maiores educadores do Brasil, possuímos estudantes digitais e professores analógicos. A era digital na qual estamos vivenciando é totalmente diferente de quando foi fundada a Universidade de Bolonha, no norte da Itália, em 1088.

            É neste raciocínio que entra a filosofia, a escola como um todo, necessita de uma autorreflexão, há estudantes com mais horas de televisão do que de estudo. Isso não é errado, a televisão também transmite conhecimento, o que diferencia a televisão da sala de aula é a sua capacidade prender o interessado.

A filosofia pode despertar essa capacidade nos estudantes e como disse certa vez o poeta Geraldo Vandré, “somos todos iguais, que esperar não é saber, quem sabe faz a hora não espera acontecer...”

Nenhum comentário:

Postar um comentário