quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Frase do Dia



“(…) Entramos ao amanhecer de 27 de janeiro. Vimos algumas pessoas de pé em roupas listradas – eles não pareciam humanos. Eram pele e osso, somente esqueletos. Quando dissemos a eles que o Exército soviético os havia libertado, eles sequer reagiram. Não conseguiam falar ou mesmo mexer a cabeça. Abrimos as cozinhas e preparamos refeições leves. Algumas das pessoas morreram porque seus estômagos não podiam mais funcionar normalmente (…)”

“(…) Estávamos furiosos e nossa ira estava especialmente voltada para os alemães (capturados durante a batalha na região de Auschwitz). Os soldados queriam matar todos. Tivemos que explicar que nem todos os alemães era fascistas e nem todos responsáveis pelas atrocidades cometidas pelos nazistas. Vi os fornos e as máquinas de matar. As cinzas (dos mortos) eram espalhadas pelo vento. Se pudesse enviar uma mensagem para as próximas gerações, ela seria que não permitissem novamente o que aconteceu (…)”.

(Anatoly Shapiro, primeiro oficial do exército soviético a chegar aos campos de Auschwitz, dia 27 de janeiro de 1945, em entrevistas concedidas anos atrás e recuperadas pelo serviço da BBC. Shapiro, já falecido, tinha 32 anos na época)

Nenhum comentário:

Postar um comentário