sexta-feira, 9 de setembro de 2016

Antropólogo Italiano devolve condecoração recebida do Brasil

Em 1995, o antropólogo, etnógrafo e escritor italiano Massimo Canevacci recebeu do então presidente Fernando Henrique Cardoso a Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul, condecoração concedida a estrangeiros notáveis. Era uma distinção por seu trabalho de pesquisa sobre São Paulo (A Cidade Polifônica).


Canevacci é professor de antropologia cultural na Facoltà di Scienze della Comunicazione dell’Università degli Studi di Roma “La Sapienza” (Itália) e integra o Instituto de Estudos Avançados (IEA) da Universidade de São Paulo (USP). Ele reside em São Paulo.


Por não concordar com a forma com que o poder no Brasil trocou de mãos, esta semana ele enviou carta ao presidente Michel Temer devolvendo a medalha.


As justificativas estão nesta carta de Canevacci:





Ao Presidente da República Federativa do Brasil


Caro Temer,


Em 1994 – enquanto professor de Antropologia Cultural da Universidade de Roma “La Sapienza” – recebi o titulo de Comendador da “Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul”. Na Embaixada do Brasil em Roma, e na frente de todo o corpo diplomático, o então Embaixador Carbonara me atribuiu esta honra, que ele mesmo havia solicitado.

O Embaixador, homem de cultura, conhecia bem a minha pesquisa sobre São Paulo e, em particular, o meu livro “A Cidade Polifônica” – que continua sendo um texto básico para a interpretação da comunicação urbana. Posteriormente, segui pesquisando as culturas nativas presentes na área do Mato Grosso, e publiquei outros livros sobre a beleza das culturas do Brasil.

Confesso que depois da votação parlamentar pelo impeachment contra a Presidenta Dilma, sinto a impossibilidade de manter este titulo. É, portanto, com grande tristeza que decido retornar esta honra ao Senhor.

Prefiro não manter este tipo de vínculo com um Estado e com um Parlamento que – após o golpe militar de 1964 – continua produzindo valores contrários aos meus princípios republicanos. 
Infelizmente, o Cruzeiro do Sul esta apagado, no momento. Espero que seja apenas temporariamente.


Respeitosamente,


Massimo Canevacci

Nenhum comentário:

Postar um comentário